(24) 24424213 ou 24422840, Rua José Alves Pimenta, 890 Matadouro, Barra do Piraí, RJ    

28/05/2021

Dê valor aos Relacionamentos

Marcos 12:28-34

  • Relacionamentos são penosos. Relacionamentos são maravilhosos.
  • Relacionamentos estão repletos tanto de maravilha quanto de dor.
  • Nada na vida é mais importante do que RELACIONAMENTO.
  • As prioridades tornam-se mais importantes quando precisamos fazer escolhas.
  • Os relacionamentos precisam receber o valor mais elevado.
  • A pergunta que suscitou a resposta de Jesus foi feita com o intuito de prová-lo.
  • A essência da resposta é: RELACIONAMENTO.
  • Na verdade a vida emocional saudável deve se basear no seguinte tripé: Relacionamento com Deus, Relacionamento consigo mesmo e Relacionamento com o outro.
  • Jesus resume todos os mandamentos a este: Amar a Deus, amar a si mesmo e amar o próximo.
  • Quem se aproxima é um escriba.Os escribas tinham determinado que os judeus fossem obrigados a obedecer 613 preceitos da Lei. 365 negativos e 248 positivos”.
  • Essas Leis eram divididas em duas categorias: as leis pesadas e as leis leves. As leis pesadas eram mais obrigatórias que as leis leves.
  • A pergunta a Jesus visava incriminá-lo, na medida em que imaginavam que Jesus tinha outra compreensão sobre os mandamentos.
  • A resposta de Jesus não era estranha aos escribas. Na verdade era a citação que todo judeu fazia pela manha.
  • Shema – Deuteronômio 6:4-6. Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
    Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 
    Deuteronômio 6:4,5. NVI

 

  • Esse é o tripé da saúde relacional: amar a Deus, amar a mim mesmo e amar ao próximo.
  • Tudo começa em Deus. Só estarei pronto a amar os outros e a mim mesmo de forma saudável, se aprender a amar a Deus do jeito que Jesus ensinou.

1.     O mandamento de amar a Deus.

  • O uso de vários termos (todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças), serve para representar que o amor que devemos ter por Deus deve ser intenso, pleno, decidido, para sempre, verdadeiro. Com todo o coração, com toda razão, com todo intelecto.
  • O ser inteiro amando a Deus. Disso deriva o amor a mim mesmo e ao próximo.

 

  • Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma,
  • Deu 10:13  que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem? Deut.10:12-13.

 

2.     Amar a si mesmo.

  • O pecado deforma nossa autoimagem. Nos vemos além ou aquém do que Deus nos vê.
  • Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Romanos 12:3
  • Na verdade a autoimagem deve ser fruto da imagem do alto.
  • Há várias variantes equivocadas do amor a si mesmo: Narcisismo, complexo de superioridade ou inferioridade são manifestações de distorção da autoimagem.
  • São expressões resultantes do fato de tomarmos como referência para nossa auto avaliação o outro, e não o Senhor.
  • Um bom exemplo de uma auto avaliação adequada é a experiência de Isaias.
  • Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Isaias 6:5

 

3.     O mandamento de amar o próximo.

 

  • É uma citação de Levítico 19:18
  • Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18
  • Sempre que a Bíblia nos exorta a amar o próximo, toma a referência do céu, e não da terra.
  • “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros”. João 13:34.

 

  • “e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. Efésios 5:2

 

Conclusão

 

O círculo do amor – A história de Bryan

Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou. O carro dela cheirava à tinta de tão novinho. Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora. Ele iria aprontar alguma coisa? Ele não parecia seguro; parecia pobre e faminto. Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse: “- Eu estou aqui para ajudar madame. Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito, meu nome é Bryan”. 

Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante. Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu. Mas, ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos. Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis e só estava de passagem por ali. Disse que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda. 

Bryan apenas sorriu, enquanto se levantava. Ela perguntou quanto devia (qualquer quantia teria sido muito pouco para ela). Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que poderiam ter acontecido caso Bryan não tivesse parado. Bryan não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. Ele respondeu: – Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa –  E acrescentou: … e pense em mim. Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi. 

Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo. Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tanto sujo. A cena inteira era estranha para ela. 

A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os pés doendo, não pode apagar. 

A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude. A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco na vida podia tratar tão bem a um estranho. Então se lembrou de Bryan. 

Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares. 

Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito. Dizia: “Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar, não deixe este círculo de amor terminar em você”. 

Bem, Havia mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito. 

Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto? 

Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil. Ela virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou: “- Tudo ficará bem, meu amor. Eu te amo Bryan”. 

 

Reflexão:

1.     Sobre quais áreas eu preciso orar: “Senhor, seja feita a tua vontade”, a fim de amar a Deus de toda a minha alma?

2.     Qual é a pessoa em minha vida em relação a qual preciso correr o risco de amar?

3.     Como posso demonstrar amor para a pessoa à minha frente, hoje?

Outros Links